CONSIDERAÇÕES GERAIS – Fortaleza 2×0 Criciúma

01) Fortaleza não repetiu suas atuações anteriores, mas venceu o Criciúma, 2×0, e manteve a liderança do brasileiro da Série B. Aos poucos o time vai se readaptando às ausências de jogadores contundidos ou desvinculados do grupo. A saída de Osvaldo foi a mais sentida, Derley foi bem substituído, sistema defensivo portou-se bem, problema foi a saída de bola e intensidade ofensiva.

02) Jean Patrick tem feito a diferença, em várias partidas tem se destacado. Ontem, de acordo com a crítica especializada, só ficou atrás de Edinho, válvula de escape do time em situações de contra-ataque. Jean Patrick tem função tripla: marca com eficiência, projeta-se no ataque (fez lançamento primoroso para gol que Gustavo desperdiçou), e ajuda na saída de jogo.

03) Marlon fez 2 jogos como titular e já acumula dois cartões amarelos. Está se adaptando à filosofia de jogo em que tem que ajudar na marcação, mas mostrou qualidade, embora tenha errado alguns passes. Dodô não estava inspirado como em outras jornadas. Nossos meias são bons, mas precisam estar focados em todas as partidas.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 26-03-2017: Marcelo Boeck, goleiro do Fortaleza faz aquecimento. Jogo Fortaleza x Tiradentes, válido pelo Campeonato Cearense 2017 no estádio Arena Castelão. (Foto: Fábio Lima/O POVO)

04) Boeck tem mantido uma média de uma grande defesa por jogo, ontem não foi diferente: cabeçada à queima-roupa de Zé do gol, defesa milagrosa. Titularidade e tarja de capitão merecidas, o arqueiro vive uma grande fase. Preocupação: ontem sentiu desconforto muscular, impedindo-o de cobrar tiros-de-meta.

05) Tinga está precisando de uma sombra, lateral não produz mais com a mesma eficiência há alguns jogos. Desmotivação? talvez, mas é preciso o atleta entrar em ritmo de competição pegada. Bruno Melo já está com 2 amarelos, precisa se cuidar contra o Sampaio Corrêa, pois o jogo seguinte será contra o Vila Nova, em Goiânia, Ceni precisará de todos à sua disposição para armar esquema contra o Tigre goiano.

06) Relação de amarelos no Fortaleza, até agora, na Série B:

Bruno Melo 2
Marlon 2
Osvaldo 2
Derley 1
Diego Jussani 1
Fabinho 1
Jean Patrick 1
Ligger 1
Marcelo Boeck 1
Matheus Inácio 1
Tinga 1

Comentários